Fronteira da Paz

    A Fronteira da Paz é um trecho da fronteira brasil-uruguai, que abrange as cidades de Rivera (Uruguai) e Sant'Ana do Livramento (Brasil). Este nome é um resultado da cultura de integração surgida da convivência internacional pacífica de ambos povos. A fronteira entre as duas cidades é terrestre, estando elas unidas (e não separadas) por uma rua, apenas. 

fronteira livramento-rivera

Praça Internacional

    Um símbolo dessa convivência fraternal, é a chamada Praça Internacional; única praça binacional do mundo, que foi inaugurada em 1943, enquanto o mundo estava no meio da Segunda Guerra Mundial. 

    Inaugurado pelos presidentes Getúlio Vargas, do Brasil, e Alfredo Baldomir, do Uruguai, o Parque Internacional é um monumento ao convívio pacífico entre dois povos – e, sem dúvida, um marco épico de valor muito caro aos santanenses e aos riverenses. 

praça internacional

    

    As três faces do Obelisco nos lembram da influência maçônica – o triângulo e o número 3 fazem parte do simbolismo maçônico. A base é igualmente triangular e, no chão, ao seu redor, uma corrente de 33 elos – o grau máximo dos maçons – desenhada em pedras. 

Origem da Fronteira da Paz

    No começo os dois povoados foram criados com fins militares, como vigilantes mútuos dos interesses de seus respectivos países. Porém, logo surgiu uma cultura de fronteira, alimentada por a necessidade de convivência entre os dois povos, que cada vez mais foram se transformando num só, distanciando-se da visão original que os governos de seus respectivos países possuíam.

fronteira da paz

Binacionalismo

    É muito comum que famílias inteiras tenham integrantes das duas nacionalidades - e muitos desses integrantes têm as duas. Também é muito frequente que pessoas que moram num lado da linha divisória, trabalhem do outro.

livramento rivera

    

    É normal que uma pessoa fale em espanhol e a outra responda em português e vice-versa. Também existe um idioma próprio da fronteira, o portunhol fronteiriço, compartilhado por grande parte da população e que todos entendem. 

Fonte: wikipedia

Pontos Turísticos

Ferradura dos Vinhedos

    Uma parceria com a Unipampa e empresas resultou na rota Ferradura dos Vinhedos, que compreende paradas em um percurso que atende desde vinícolas a cenários típicos da região.      O nome Ferradura descreve o caminho em formato de “U” e Vinhedos por...

Valle del Lunarejo

    Valle del Lunarejo, localizado a cerca de 65 Km da fronteira Livramento/Rivera, é um lugar pouco conhecido, mas de belas paisagens. É um ótimo lugar para descanso, é possível caminhar nas trilhas, nadar, observar pássaros e a vida silvestre, com várias quedas muitas delas...

Parque Internacional

    A Praça Internacional conta com característica especiais que a faz única no mundo. Compreende uma superfície de aproximadamente 55 mil metros quadrados e forma um conjunto ornamental simétricamente disposto entre os dois países. (adsbygoogle = window.adsbygoogle ||...
google.com, pub-0531373513355990, DIRECT, f08c47fec0942fa0